domingo, 18 de maio de 2008

Novu purtugex, só espero é que o croissant não sofra com isto.

Olá caros leitores, hoje decidi falar sobre algo que me anda a dar a volta a cabeça, o novo acordo ortográfico, é assim, esta decisão é realmente sábia, o governo sabe que em Portugal há mais gente a escrever mal que gente a escrever bem, e qual é a solução genial que estes responsáveis pelo país decidem adoptar? Pois eu digo-vos ou “digo vos” qual é. É transformar o vocabulário usado pelos viciados em SMS, Messenger e afins no verdadeiro e correcto vocabulário português, sim, quando pensarem que algo é óptimo, isso já não é óptimo é “ótimo”, e agora quando se chega a um sinal de “stop” já não se pára, agora uma pessoa chega ao sinal e “para”, ainda bem que o sinal de “stop” não está escrito em português pois se estivesse, com este acordo ortográfico, nunca mais seria seguro atravessar a estrada.
Agora também não hás-de comentar, "hás de" é comentar, sim, com a crise vai-se começar a cortar no hífen, já não há mais maternidades para fechar. Eu agora gostava de saber o que aconteceu aos aviões que iam a voar para o “Egipto” quando o governo decidiu alterar a nossa língua, é que assim que o último super deputado assinou o acordo os aviões que iam para o “Egipto” devem ter caído ao mar pois esse país já não existe, agora se queres vêr pirâmides vais mas é ao Egito e é se queres, mas vai depressa, não vaia-mos ou "vaia mos" mudar de língua outra vez.
Bem, eu decidi também publicar com este post algumas das alterações que ocorreram na língua portuguesa e acho que todos os deputados também o deviam ler, pelo menos uma vez.

Novo acordo:
As consoantes c e p serão eliminadas em palavras em que estas letras sejam invariavelmente não-articuladas. Ex: acção:ação ; óptimo:ótimo ; acto:ato ; afecto:afeto ; Egipto:Egito etc…

Alteraram-se as regras do hífen e suprimem-se alguns acentos agudos. Ex: herói:heroi ; contra-regra:contrarregra ; há-de:há de ; pára:para ; pólo:polo ; anti-semita:antissemita etc…

Espero bem que esse pessoal nem pense em mudar a palavra “croissant” por duas razões, 1, seria inaceitável e ilegítimo, 2, “croissant” nem sequer é uma palavra portuguesa, mas nunca se sabe, ainda mudavam para “croissam” ou “kroissam”, parece ridículo não parece? Mas preparem-se, pois para mim “ótimo” também parecia ridículo e olhem lá onde chegamos, por isso vou só mostrar-vos ou "mostrar vos" uma imagem dos heróis ou "herois" dos viciados em SMS e afins.


Viram-nos ou "viram nos"? Se quiserem podem até procurar um croissant na foto, já para já uma dica, vejam dentro da cabeça dos deputados que há lá muito espaço. Bem se forem a ver os “parvos” de hoje em dia já têm mais algo para venerar para além dos “Morangos com açúcar”, já podem adorar também os deputados que andam a lutar para diminuir os erros ortográficos nas SMS e no Messenger.
Vou-me então embora, vá votem, comentem e voltem…



P.S: Iô socratex bróda n liges ao q eu dixe, pk eu extava na brinka men, né prexixo mandarx vir a bofia q eu aceitu o novo akordo na boa bacano. ( se tiver erros diga senhor ENGENHEIRO)

Sem comentários: